Foto informacao puxada Ö direta.jpg

Maria Cristina Lopes nasce a 3 de Abril de 1969, em Oliveira de Azeméis. 

É formada em Design de Moda pelo CITEX em 1992 e, do seu vasto e diversificado percurso enquanto designer, destacam-se diversas participações em eventos nacionais e internacionais e a obtenção de vários primeiros prémios em concursos de design (entre outros, e logo em 1992 e repetindo em 1993, o primeiro prémio no concurso Sangue Novo, promovido pela ModaLisboa). 

Em parceria com José António Tenente, vence o concurso de design e conceção das fardas para os funcionários e colaboradores da EXPO-98, Lisboa e recentemente o das fardas dos colaboradores dos Hospitais CUF.

Foi distinguida com o prémio Criadora do Ano’97 pela Look Elite e, em 1998, com o Globo de Ouro na categoria Personalidade do Ano-Moda.

Em 2000 com a sua coleção MUSIC IS MY LIFE, vence o prémio da melhor coleção feminina promovido pela ModaLisboa, e em 2008 vence o 1º Prémio no concurso de design dos uniformes para o COLÉGIO EFANOR de Belmiro de Azevedo, Porto.

Em 2011 viu o seu trabalho reconhecido numa retrospetiva intitulada As Saias da Maria, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD. 

Foi a Designer escolhida para representar Portugal, como embaixadora portuguesa, no âmbito do projeto Euro-Fashion/Fashion ft. Football 2012, na Ucrânia. 

Paralelamente e desde 1994 dedica-se ao ensino do Design de Moda como professora, começando no CITEX e passando por outras instituições como no CENATEX, na Escola de Moda do Porto e na ESAD onde durante 8 anos foi Coordenadora e Professora da Unidade Curricular Projeto II, da Licenciatura em Design de Moda. Atualmente leciona a Unidade Curricular Projeto I no curso de Design de Moda na Universidade Lusófona, Lisboa.

Em 2012 faz uma pausa para se dedicar exclusivamente ao ensino retomando a marca em 2017 com a sua coleção Construção SS 18.

Maria Gambina, marca criada em 1993, participa desde então em inúmeros projetos e desafios lançados por marcas, empresas e instituições, num percurso que tanto se liga à moda como à música, e que depois se liga tudo entre si.